terça-feira, 16 de junho de 2015

Emagrecimento=Loucura? Onde está o cérebro das pessoas quando falamos em emagrecimento?



Olá Baconzetes! Olha a minha cara de brava na foto kkkkkkkkk Calma, vou explicar...

Porque quando o assunto é emagrecimento as pessoas simplesmente enlouquecem? Dão as dietas mais malucas e as pessoas aceitam sem questionar o mau que aquilo pode fazer a saúde.

Não pensem que eu sou exagerada, uma moça no Espirito Santo perdeu o movimento das pernas temporariamente porque queria emagrecer 10kg até o carnaval (ela ia desfilar) e passou 8 meses se alimentando de shake, chás, água e remédios para inibir o apetite. Ela reduziu 13 kg a um custo muito alto, você pode ver a matéria aqui, tem até o vídeo da reportagem exibido na TV, que eu recomendo assistir. 

Muito inteligente a moça (ahãn, joinha pra ela!!), emagrecer por desnutrição, mas será que você mesmo já não fez uma idiotice dessas? Comemorou o peso que conseguiu (ou não), sentiu fraqueza, fome e depois recuperou o peso e ainda ganhou mais? Eu já fiz muito isso!

Eu cresci ouvindo a minha mãe falar que para emagrecer bastava "fechar a boca" e não era um "fechar a boca" para besteiras, era para deixar de se alimentar e ainda deixar de jantar. Acreditem, até hoje ela ainda me diz que deixa de jantar para emagrecer, sabendo que eu sou técnica em nutrição e reprovo o comportamento, mas "em casa de ferreiro o espeto é de pau".

Fiz uma pequisa no Google Trends, no dia 16/06 e quero dividir umas observações com vocês.
Nesse gráfico eu pesquisei os termos:  emagrecimento (azul), dieta (vermelho) e exercícios (amarelo). Aposto que você só consegue ver a linha vermelha no gráfico não é?! Porque as pessoas sempre buscam uma solução mágica, algo que não precise de esforço e que seja rápido e acreditam que a dieta seja a solução.

  Esse outro gráfico temos os termos: dieta (azul), Atkins (vermelho) e Dukan (amarelo).
Eu pesquisei a Atkins porque ouvi essa semana uma pessoa dizer que está fazendo, essa dieta perdeu a popularidade depois de algum tempo. A dieta Dukan como pode ser visto no gráfico, teve maior popularidade em 2011, que foi o período em que alegaram que Kate Middleton e Gisele Bundchen eram adeptas da dieta, você pode ver essa  matéria no portal do R7 falando sobre isso e a data da mesma. E o termo Dieta, sempre campeão, porque tinha várias outras e uma me chamou atenção, a dieta para perder barriga. 

As pessoas tem uma "neura" muito interessante com a barriga, eu entendo, também tenho as minhas, mas procure formas saudáveis de resolver. É claro que alguns fatores devem ser observados, se após uma dieta balanceada e exercícios físicos essa região não responder, talvez sejam necessários procedimentos cirúrgicos, mas é necessária a avaliação de um médico e ele vai indicar o melhor procedimento.

Você quer fazer dieta? Ok!
Não tenho nada contra, mas pesquise sobre ela antes de tudo, quais são os seus contras (você quer pagar esse preço?!)
Quanto menos restritiva, melhor! Até mesmo em função da adaptação e o interessante é que você possa mantê-la a longo prazo e consiga a manutenção do peso alcançado.
Uma sugestão: Dieta dos Pontos, não é restritiva e tem aplicativos que te ajudam a monitorar.

Parem de se preocupar apenas com o peso, há outros parâmetros muito interessantes. Após 1 mês de musculação eu reduzi 6cm de cintura, mas engordei 1,5kg. Se eu não tivesse outro parâmetro de avaliação, certamente ficaria frustrada e desistiria. Seu "voltasse no passado", em Fevereiro desse ano e falasse pra eu mesma que até Junho teria reduzido apenas 2,5kg, eu nem saia do sofá. kkkkkk O meu corpo está totalmente diferente, mas comecei com 62,5kg e agora peso 60kg.

-Faça exercícios físicos
-Tenha uma alimentação equilibrada
-Perseverança, não desista do que te faz bem
-Se ame o suficiente para não colocar a sua saúde em risco

Bjus no coração e até a próxima!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Problemas emocionais afetam a alimentação, precauções com suplementos e cuidado com o dia do lixo!




Aeeee Baconzetes!!!!

Nesses dias tivemos feriados, eu fiquei mal com sinusite que resolveu dar um "hello" e me deixou mal por alguns dias.

Tenho assistido muitos documentários sobre alimentação, para entender mais sobre as "faces desse prisma". Eu vi algo no Fat, Sick and Nearly Dead 2 (disponível no Netflix, em português significa gordo, doente e quase morto), sobre o impacto do nosso estado emocional na nossa alimentação. Quando estamos tristes, preocupados ou ansiosos, temos a tendência a escolher alimentos não saudáveis e principalmente ricos em gordura. 

No meu caso tem acontecido algo muito interessante, tenho andado muito preocupada com algumas coisas e o meu intestino simplesmente parou de funcionar. Na minha alimentação tem muito líquido, farinha de linhaça, aveia, frutas e legumes todos os dias, faço exercício físico todos os dias também, mas meu intestino não tem funcionado direito. Eu sei que é emocional, porque isso já aconteceu comigo outras vezes


Comprei esses 3 produtos há um mês e quero fazer algumas observações. 
-O frasco preto e laranja é um termogênico (ajuda a queimar gosdura durante atividades aeróbicas), usei 2x e senti dores de cabeça depois de umas três horas após o uso, estou na dúvida se continuo usando ou se "encosto" ele;
-O frasco branco e rosa é colágeno, para ficar com a "pele" no lugar, estou chegando aos 30 e o Renew (Avon) só da pra passar no rosto, o corpo fica como? kkkkkkkk;
-O BCAA é um suplemento de proteína, usei por uns 15 dias e decidi parar o uso. Eu não tenho nesse momento acompanhamento profissional de médico ou nutricionista, posso causar problemas á minha saúde fazendo isso. Logo vou buscar orientação médica e vou tomar o que for prescrito, mas fazer "por conta própria" não mais.

Gente, cuidado com o dia do lixo. Sabe aquele dia q a gente se permite comer mais e coisas diferentes da nossa dieta? 
Então, eu estava super alegre algumas semanas atrás porque tinha alcançado os 58kg, e tive a "sensação" de que eu podia comemorar muuuuito, como se meu corpo não recuperasse o peso reduzido. Então, Dona Maiana entrou num final de semana da "jaca master", bebeu cerveja por 3 dias direto (sexta, sábado e domingo), comeu pizza "como se não houvesse amanhã", não fez atividade aeróbica, e na segunda feira fui pesar na farmácia, estava com 61kg.
Deu um gelo na alma tão grande kkkkkkk... voltei pra minha reeducação alimentar sem sair da linha, e o peso voltou em 9 dias.
Uma coisa é jacar, mas promover uma "orgia alimentar" é outra coisa... eu ri dessa obscenidade.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ah! Só para avisar meu peso estabilizou nos 59kg.

Continuo treinando todos os dias, só falto quando não posso mesmo ir em função de compromissos ou quando acordo e não me sinto bem, acontece as vezes. Parei com neuras de ficar olhando a minha barriga todos os dias, sei que ao continuar tudo o que estou fazendo os resultados virão e estou me sentindo muito bem.

A página do blog no Facebook você encontra aqui, lá tem atualizações e sempre aviso quando escrevo uma nova postagem.

Bju grande no coração e até a próxima.